ANÁLISE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

 Conceito de Margem de Contribuição  

As empresas incorrem em gastos variáveis e fixos na execução de suas inúmeras atividades operacionais, comerciais e administrativas. 

 

O gastos fixos normalmente representam aquelas parcelas de despesas e custos sobre as quais os gerentes responsáveis pelos diversos departamentos não têm autonomia de gestão, ou seja, os executivos não podem ser responsabilizados por tais gastos, visto que foram decisões tomadas pela alta direção quando da implantação da empresa ou criação de uma infra-estrutura operacional. 

 

Ao contrário, os gastos variáveis, por sua vez, representam parcelas  de despesas e custos sobre as quais os gerentes podem ser responsabilizados. 

 

Portanto, para a adequada atribuição de responsabilidades na avaliação de desempenho torna-se, para a administração de uma empresa, de fundamental importância a segregação dos gastos entre variáveis e fixos.

 

A correta identificação e segregação dos gastos permitirá a obtenção e a análise da margem de contribuição dos produtos e/ou dos departamentos, que é uma das mais importantes ferramentas da contabilidade gerencial, para as tomadas de decisões nas organizações. 

 

Entende-se por margem de contribuição a diferença entre o preço de venda e a soma das despesas e custos variáveis de um produto ou serviço. 

 

A margem de contribuição é, em outras palavras, a “sobra financeira” de cada produto ou divisão de uma empresa para a recuperação – ou amortização – das despesas e dos custos fixos de uma entidade e para a obtenção de lucro esperado pelos empresários, como demonstrado a seguir: 

 

Quadro 1: Exemplo de margem de contribuição global.

 

Demonstração da Margem de Contribuição e do Resultado do Período

$

Receita total (preço de venda, líquido dos impostos, de cada    produto multiplicado pela quantidade vendida).

40.000

Total das despesas variáveis de cada produto, multiplicado pelas quantidades vendidas.

(5.000)

Total dos custos variáveis de cada produto, multiplicado pelas quantidades vendidas.

(17.000)

= Margem de Contribuição

18.000

Despesas fixas

(2.000)

Custos fixos

(11.000)

= Lucro da empresa

5.000

 

A margem de contribuição pode ser para cada manufaturado e vendido pela empresa, ou por departamento, divisão, filial de vendas etc.

 

2. Análise da Margem de Contribuição por Produto

 

Essa análise permitirá a obtenção de importantes informações para a tomada de decisão.

 

Exemplos:

 

a)     Quais são os produtos mais lucrativos?

b)     Qual é o produto produzido ou o serviço prestado que mais contribui para  a recuperação das despesas e custos fixos e para o lucro da empresa?

c)      Quais são os produtos deficitários? etc.

 

Conseqüentemente, dará subsídios para importantes tomadas de decisões relacionadas quanto ao mix de produção e venda, tais como:

 

·        Qual o produto cuja produção e venda deve ser incrementadas;

·        Quais os produtos que menos contribuem e devem ser eliminados;

·        É vantagem fazer parte do processo fora da empresa?

·        Qual o valor dos descontos que podem ser concedidos sobre o preço de venda sem prejudicar sensivelmente a apuração da margem de contribuição?

 

 

Exemplo de cálculo da margem de contribuição por produto: a Indústria de Instrumentos Hospitalares Saúde Ltda. Produz três modelos de aparelhos para exames clínicos: Maxlux, MédCare e Pop.

 

Seguem as informações relativas aos preços  de vendas, despesas e custos variáveis de cada produto.

 

Quadro 2: Margem de contribuição por produto.

 

Modelo do Aparelho

MaxLux

$

Médcare

$

Pop

$

Preço de venda por unidade

900

600

400

Menos

 

 

 

Despesas variáveis de cada unidade vendida

Comissão dos vendedores

50

30

20

Impostos

100

50

30

Assistência técnica

30

10

5

Custos variáveis de produção

Materiais e matérias-primas

290

130

115

Materiais de embalagem

30

10

10

Mão-de-obra direta

220

170

160

Total das despesas e custos variáveis

720

400

340

Margem de contribuição em $

180

200

60

Margem de contribuição em %

20,0%

33,3%

15,0%

 

 

                                                 

Como demonstrado no quadro anterior, o produto com a maior margem de contribuição unitária é o modelo Médcare, com margem de $ 200 para cada unidade, ou 33,3% do preço de venda, enquanto o modelo Pop é que menos contribui, com $ 60 para cada unidade vendida, ou 15% do seu preço de venda. 

Análise da Margem de Contribuição por Departamento Produtivo ou Divisão de Negócios

 

A análise da margem de contribuição também pode ser feita por departamento, por filial, agência, fábrica ou divisão comercial de uma empresa.  

Exemplo: 

a)     Uma transportadora opera com três grandes “divisões de negócios”:  

·        divisão transporte terrestre, utilizando carretas e vagões ferroviários;  

·        divisão transporte marítimo de petróleo, utilizando petroleiros e embarcações especiais; e  

·        divisão transporte aéreo de cargas e malotes, utilizando pequenas aeronaves.  

Provavelmente, os gestores dessa empresa precisam conhecer a margem de contribuição de cada divisão de negócios, para, entre outras coisas, avaliar o desempenho divisional. 

Cada uma dessas atividades específicas contribuirá de alguma maneira para a recuperação das despesas e custos fixos comuns às três divisões. Por exemplo, podem existir oficinas para a manutenção dos bens e equipamentos de transportes que prestam serviços às três divisões.

 

b)     Um hospital pode ser dividido nos seguintes centros de lucros, entre outros, para efeito de apuração das margens de contribuição de cada divisão: pediatria, maternidade, cardiologia, urologia, ortopedia, neurologia etc. 

c)      Uma universidade oferece cursos em nove áreas de conhecimento e especialização. 

A apuração dos resultados pode ser feita para cada uma das áreas, interessando, no caso, a margem de contribuição de cada área de ensino para a recuperação das despesas e custos fixos comuns. Por exemplo, os gastos com segurança e limpeza normalmente são comuns a todos os cursos. 

d)     Uma indústria de bebidas produz, em uma única fábrica, três linhas de produtos: refrigerantes, cervejas e vinhos. Com certeza a diretoria precisará apurar a margem de contribuição e a lucratividade de cada uma dessas divisões, visto que cada divisão contribui para a recuperação das despesas e custos fixos e para o lucro, como demonstrado abaixo: 

 

Quadro 3: Resumo do resultado divisional do exercício de janeiro a dezembro.

 

DIVISÃO DE NEGÓCIOS                                                         

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

$

%

Refrigerantes

5.000.000

29,4

Cervejas       

10.000.000   

58,8

Vinhos

2.000.000

11,8

Total da Margem de Contribuição

17.000.000   

100,0

 

Quadro 4: Resumo do lucro final da fábrica de bebidas do exercício de janeiro a   dezembro.

 

$

Margem de Contribuição – quadro anterior 

17.000.000

Menos: despesas e custos fixos             

(9.000.000)

= Resultado antes do imposto de renda e contribuição social

8.000.000

Menos: provisão para o imposto de renda e contribuição social (alíquota hipotética de 30%)

(2.400.000)

= Lucro após os tributos

5.600.000

 

 

Margem de Contribuição e o Fator Limitativo da Produção  

A preocupação principal do empresário é, quase sempre, maximizar o lucro da empresa. 

Nas indústrias que fabricam simultaneamente diversos produtos, uma das formas de maximizar o resultado é encontrar o melhor mix de produção, ou seja, determinar o conjunto de produtos para produção e venda que permitirá à obtenção do lucro máximo. 

Essa tarefa pode ser simplesmente efetuada com base na análise das diversas margens de contribuição de cada produto. 

Por exemplo, na Indústria de Instrumentos Hospitalares Saúde Ltda., citada anteriormente, o produto com a melhor margem de contribuição é o aparelho – modelo Médcare. Claro está que, em caso de maior procura pelos clientes, a venda desse modelo deve ser incentivada, se não houver restrições para a produção. 

No entanto, se houver restrições nos processos de produção  - ou qualquer fator limitativo da produção – o analista de custos e demais responsáveis por estabelecer o mix de produção deve analisar com cuidado uma possível nova composição dos produtos fabricados e vendidos. 

Em outras palavras, não será mais suficiente a análise pura e simples da margem de contribuição de todo o produto, da maneira que foi efetuada anteriormente. 

Há necessidade de analisar a chamada margem de contribuição por fator limitativo da produção, quando houver qualquer restrição ao uso dos fatores produtivos.    

Exemplo: 

Utilizando a margem de contribuição demonstrada no quadro 2 e as informações a seguir, o lucro do mês seria assim apurado: 

a )   Quantidade de produção e vendas no mês, em unidades (não havia estoque inicial de produtos acabados):

 

Modelo MaxLux:       1.000

 

Modelo Médcare:     2.500

 

Pop:                           4.800

  

b )   Total das despesas e custos fixos no mês: $ 400.000. 

c )   A empresa utilizou a capacidade máxima mensal de produção de suas máquinas e equipamentos. Como o mercado consumidor estava muito aquecido na época, não conseguiu atender a toda demanda para o aparelho MaxLux, que foi de 1.800 unidades no mês, de acordo comas projeções da divisão de vendas. Portanto, poderiam ter sido fabricadas e vendidas mais 800 unidades desse modelo de aparelho. 

d )   Os modelos MaxLux e Médcare são produzidos com as mesmas máquinas, enquanto o Pop é produzido em outras máquinas. Não é possível utilizar as máquinas do modelo Pop para a fabricação dos outros modelos. 

e )   Como as máquinas não eram suficientes para a produção de toda a demanda pelos modelos MaxLux e Médcare, a empresa decidiu priorizar a produção do último modelo, devido a sua margem de contribuição ser maior em relação ao MaxLux.   

 

Quadro 5: Apuração do lucro do mês, priorizando a produção do modelo Médcare, devido sua margem de contribuição ser maior em relação ao MaxLux.

 

Modelo do Aparelho

MaxLux

$

MédCare

$

Pop

$

Margem de contribuição  - preço de venda  menos total das despesas e custos variáveis

180

(20,0%)

200

(33,3%)

60

(15,0%)

Quantidade produzida e vendida no mês   

1.000

2.500

4.800

Total da margem de contribuição de cada produto ($)

180.000

500.000

288.000

Total da margem de contribuição de todos os produtos da empresa ($)

968.000

Menos:  Total  das  despesas  e  custos fixos no mês

(400.000)

Lucro do mês

568.000

                                            

f )   Analisando os detalhes da produção, constatou-se que a capacidade máxima das máquinas utilizadas nos modelos: MaxLux e Médcare, corresponde a 19.000 horas mensais. 

g )    Cada unidade do modelo MaxLux gasta quatro horas-máquinas, enquanto o modelo Médcare gasta seis horas-máquinas. Dessa maneira, o total de 19.000 horas-máquinas foi utilizado conforme abaixo: 

Quadro 6: Demonstrativo da utilização das 19.000 horas-máquinas disponíveis priorizando a produção do produto com a melhor margem de contribuição por unidade.

 

Modelo do Aparelho

MaxLux

MédCare

Quantidade produzida no mês

1.000

2.500

Quantidade de horas-máquinas para a produção de cada unidade        

4 horas

6 horas

Total de horas-máquinas gasta em cada produto no mês

4.000 horas

15.000 horas

Total da capacidade das máquinas

19.000 horas

                                                                               

h )   Analisando novamente a margem de contribuição de cada produto, mas levando em consideração a margem de contribuição para cada hora-máquina, constata-se que: 

·  O modelo MaxLux oferece margem de contribuição unitária de $ 180, o que representa margem de contribuição de $ 45 ($ 180 dividido por 4 horas) para cada hora-máquina gasta; e 

·  O modelo Médcare oferece margem de contribuição unitária de $ 200, o que representa margem de contribuição de $ 33,33 ($ 200,00 dividido por 6 horas) para cada hora-máquina utilizada. 

i )   Refazendo o quadro 6, que prioriza o produto com a melhor margem de contribuição para cada hora-máquina gasta, tem-se o seguinte mix de produção, conforme abaixo:  

Quadro 7: Demonstrativo da utilização das 19.000 horas-máquinas disponíveis priorizando a produção do produto com a melhor margem de contribuição por hora-máquina (fator limitativo da produção).

 

Modelo do Aparelho

MaxLux

MédCare

Quantidade produzida no mês

1.801

1.966

Quantidade de horas-máquinas para a produção de cada unidade        

4 horas

6 horas

Total de horas-máquinas gasta em cada produto no mês

7.204 horas

11.796 horas

Total da capacidade das máquinas

19.000 horas

 

Foi dada a prioridade para a fabricação do modelo MaxLux, devido a sua melhor margem de contribuição para cada hora-máquina. Como havia mercado para a venda de aproximadamente 1.801 aparelhos, foi produzida essa quantidade, sendo gastas 7.204 horas-máquinas. As demais horas-máquinas disponíveis foram utilizadas para produzir o modelo Médcare, sendo gastas as restantes 11.796 horas.

  

j )   O Resultado do mês, por sua vez, com base nesse novo mix de produtos fabricados e vendidos, seria apurado da seguinte maneira: 

 

Quadro 8: Apuração do lucro do mês, priorizando a produção do modelo MaxLux, devido sua margem de contribuição para cada hora-máquina utilizada ser maior do que a do modelo Médcare.

 

Modelo do Aparelho

MaxLux

$

MédCare

$

Pop

$

Margem de contribuição  - preço de venda menos total das despesas e custos variáveis

180

(20,0%)

200

(33,3%)

60

(15,0%)

Quantidade produzida e vendida no mês

1.801

1.966

4.800

Total da margem de contribuição de cada produto ($)

324.180

393.200

288.000

Total da margem de contribuição de todos os produtos da empresa ($)

1.005.380

Menos:  Total  das  despesas  e  custos fixos no mês

(400.000)

Lucro do mês        

605.380

  

Comparando este atual lucro ($605.308) com o lucro anterior (quadro 5) $ 568.000, constata-se um acréscimo de $ 37.380, equivalente a 6,58%. Portanto o segundo mix de produção, efetuado com base na melhor margem de contribuição pelo fator limitativo da produção, permite, sem dúvidas, maximizar o lucro da empresa.