sexta-feira, 21 de novembro de 2025

ORGANIZAR PARA NÃO QUEBRAR

 

Reginaldo de Oliveira
Publicado no Jornal O Progresso  dia  31 / 10 / 2025 - OP014
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Observar uma grande estrutura nos faz refletir sobre suas fundações, que, obviamente, precisam ser robustas para suportar tanto peso. Essa lógica insofismável cai no vazio das mentes desatentas como fumaça ao vento, criando assim um terreno escorregadio onde muitos tombam solenemente.

 

O tradicional enredo do heroico empreendedor mostra um conjunto de forças desbravadoras que enveredam por caminhos tortuosos, expandindo fronteiras e consolidando marcas emblemáticas. Mas, lá pelas tantas, surgem rumores de insolvência que depois são confirmados por notícias sobre decadência e depois o sumiço da marca.

 

A indagação que perturba muita gente é: como assegurar a perenidade da marca? Ou então, como identificar e neutralizar armadilhas nefastas? Ou melhor ainda, como se ajustar aos humores do mercado e ao comportamento do ambiente de negócios? E pra finalizar, como se reinventar todos os dias?

 

Talvez, a dificuldade de muitos esteja no apego ao modelo que levou à prosperidade. Inclusive, esse é o ponto nevrálgico dos conflitos sucessórios, em que o patriarca rejeita proposições dos herdeiros. E, talvez, a razão do sucesso das marcas perenes esteja no constante reforço das estruturas que vão se ajustando ao crescimento das operações. Isso nos remete às palavras de Paulo em 1 Coríntios 13.11, que diz: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”

 

Tempos atrás, fiz trabalhos em duas empresas emblemáticas. Uma delas, era bem pequena e mesmo assim mantinha no seu quadro funcional uma analista que revisava as movimentações fiscais e financeiras antes de enviar a documentação ao prestador de serviços contábeis. Por outro lado, a segunda empresa é prestigiada no seu segmento econômico, mas que, para meu espanto, não tinha nada que se parecesse com gestão fiscal, mesmo possuindo um quadro administrativo com numerosos funcionários. Essa empresa optou por entregar tudo para um serviço terceirizado, em que, após rápidas análises, constatei a existência duma gestão fiscal desastrosa, com prejuízos financeiros espantosos.  

 

Então, pra quem não soube trilhar o caminho do crescimento sustentável e que, por isso mesmo, chegou num ponto de ruptura, o melhor a fazer é contratar os serviços duma consultoria especializada que seja capaz de colocar o bonde nos trilhos. Mesmo porque, diversas marcas estampadas em caminhões de entrega ou nas embalagens de produtos tradicionais, padecem de sérios problemas administrativos. Curiosamente, um ambiente carregado de energias ruins é facilmente escaneado por olhos experientes que enxergam sinais importantes de fragilidades estratégicas. Até mesmo pessoas comuns percebem anomalias sem entender o motivo. Por isso, os dirigentes empresariais deveriam enxergar o próprio negócio pelos olhos dum estranho.

 

Em meio a tantos desalinhamentos, está na gestão fiscal incompetente a causa de muitas tragédias empresariais, onde comandantes desatentos ignoram os riscos dos detalhes burocráticos que não recebem o devido cuidado. Pesa aqui, a falta duma política fiscal direcionada ao mapeamento das operações que estabeleça procedimentos adequados para cada ocorrência. Esse dito mapeamento é construído a partir da própria experiência cotidiana, em que deve pesar, principalmente, decisões administrativas voltadas a questões normativas inusitadas. A importância da construção desse gerenciamento fiscal passa ainda pela compreensão do efeito tributário na dinâmica dos negócios, e também, por mecanismos capazes de resguardar o patrimônio das ações insidiosas do fisco. E tudo começa pelo conhecimento gerado a partir de muitas análises.

Impressiona, a ojeriza de vários gestores quando o assunto é capacitação técnica. Pois é. Mas o manauara conhece e admira a Bemol, que é símbolo de sucesso empresarial. As pessoas que rejeitam treinamento ficam encantadas com a qualidade do atendimento, a eficiência das operações ou agilidade do pessoal da entrega, mas não pensam que tudo isso é resultado dum gigantesco programa de capacitação profissional. Essas pessoas desejam o mesmo sucesso, mas não querem “gastar” com treinamento. Curta e siga @doutorimposto. Outras centenas de artigos estão disponíveis no site www.next.cnt.br como também, informações sobre treinamentos online e presencial.



























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